31 março, 2010

Delimitar o seu tema só depende de sua capacidade de descartar o máximo de variáveis possível

Ótimo, todo mundo agora já sabe que o projeto é um planejamento que vai ajudar bastante na execução do TCC, e que o tema está dentro de cada um de vocês, chegou a hora de pensar em algo mais específico pra se trablhar. A isto convencionou-se chamar "Delimitação do tema". Segundo o Aurélio (o dicionário, gente - num é aquele primo lá do interior não, viu?), delimitar é "pôr limites a; circunscrever, restringir". Ou seja, delimitr é você pegar o seu tema e encontrar, dentro dele, algo menor, mais específico, pra trabalhar.

28 março, 2010

O tema do seu trabalho está dentro de você!!!

O tema é fundamental, é o princípio das dores (ops! rs) de todo trabalho acadêmico. Mas não é algo tão difícil assim de ser conseguido, é só voltar seus pensamentos pra dentro de si mesmo, pros seus interesses – enfim, pro que se gosta de estudar ou pensar sobre.

26 março, 2010

Entenda por quê o projeto é tão importante no desenvolvimento do seu TCC


Bom, tá na hora de começarmos os trabalhos, certo? E nada melhor pra começar do que ir direto pro... começo! E que começo é esse? Todo trabalho de conclusão de curso precisa ter um projeto. Eu sei, eu sei: falar em projeto dá uns arrepios estranhos na nuca, né? Mas vá por mim: isso passa! Gente, todo aluno deveria ser orientado pra reconhecer a importância de um proejto. Este trabalho é a base do trabalho final, é onde serão traçados todos os caminhos até se conseguir chegar ao seu objetivo (o TCC, claro). Vou dar aqui um exemplo que uso bastante quando preciso fazer com que um desesperado e desanimado formando entenda pra que serve um projeto.

24 março, 2010

Bem vindos ao Bom Trabalho Acadêmico!

Bom, nesse espaço eu vou tentar ajudar a quem estiver fazendo seu trabalho de conclusão de curso (da graduação ao doutorado), mas de uma forma bem simples e em uma linguagem o mais acessível possível. Pela minha experiência eu sei das dificuldades que os formandos enfrentam na hora de realizar este trabalho, epecialmente pela falta de estrutura que a universidade oferece. Sim, porque ningém nasce sabendo como pensar, projetar e finalizar um trabalho como esse (o trabalho de toda uma vida acadêmica!) e em teoria seria a instituição de ensino quem deveria preparar o aluno para isso.