29 abril, 2010

Justifique-se!!

Quando você comete uma boa (ou má) ação, sempre tem aquel que te pergunta: "mas por quê você fez isso?" Ouy seja: você precisa justificar o que você fez pra algumas pessoas. E quando o assunto é trabalho acadêmico nãoé diferente. E justificar é exatamente isso: dizer por quê você vai realizar seu trabalho. Como fazer isso? É mais simples do que você imagina, basta fzer exatamente isso: diga o PORQUÊ e pronto!

22 abril, 2010

Tutorial: Como Configurar Página no Word 2007

O Word é um dos melhores editores de texto que eu conheço, ele oferece várias possibilidades para que seu trabalho se apresente limpo, claro e metodologicamente impecável. Porém, nem todo mundo sabe como utilizar as ferramentas deste programa do Office, por falta de tempo, paciência ou vontade de aprenser mesmo. E é aí que algumas notas verdinhas vão sendo repassadas a quem conhece de cabo a rabo o programa! E você - sabe trabalhar no Word? Vou mostrar pra vocês como começar seu trabalho, com procedimentos que só precisam ser feitos UMA VEZ e daí em diante não precisar mais se preocupar em configurar nada, ok? Vamos começar com a Configuração de Página, que deve ser o primeiro passo ao começar um trabalho.

15 abril, 2010

Dicas para encontrar material realmente interessante para o seu trabalho

Assim que você consegue delimitar seu tema e definir os seus objetivos, chega uma hora crucial no desenvolvimento de seu trabalho acadêmico: procurar material que sirva de base para o trabalho. Ou seja: começar a pesquisa propriamente dita. Não esqueçam que trabalho acadêmico normalmente deve ser encarado como sinônimo de pesquisa! Poisé, mas sem material disponível a siutação complica - é ou não é? Eis um dos principais motivos pelos quais muitos bons estudos são descartados.

09 abril, 2010

Seja objetivo em seus objetivos

Então, agora que você já delimitou o seu tema de acordo com uma área de seu interesse, como expliquei AQUI, tá na hora de você descrever os seus objetivos, que tal? Você pode não saber, mas os objetivos já estão praticamente determinados a partir do momento em que seu tema e seu problema se tornarem mais claros. E quanto mais objetivo você for, mais úteis serão os seus objetivos. Vou explicar de uma forma bem simples:

05 abril, 2010

Qual é o seu problema?

Pois bem, eu fui questionada, via e-mail, sobre o ponto fundamental de partida de um trabalho científico, ou seja, em que momento eu sei que devo investigar determinado assunto? Eu respondo: a partir do momento em que você detecta um problema que você acha que merece ser alvo de um olhar mais detalhado, crítico e imparcial. Isso implica em dizer que você deve ter ficado atento(a) a tudo o que se passava ao seu redor pelo menos durante o decorrer de seu curso universitário. A coisa é bem simples, e vou mostrar isso através de um exemplo básico: