05 abril, 2010

Qual é o seu problema?

Pois bem, eu fui questionada, via e-mail, sobre o ponto fundamental de partida de um trabalho científico, ou seja, em que momento eu sei que devo investigar determinado assunto? Eu respondo: a partir do momento em que você detecta um problema que você acha que merece ser alvo de um olhar mais detalhado, crítico e imparcial. Isso implica em dizer que você deve ter ficado atento(a) a tudo o que se passava ao seu redor pelo menos durante o decorrer de seu curso universitário. A coisa é bem simples, e vou mostrar isso através de um exemplo básico:

Você estuda engenharia civil e, durante seu estágio em uma empresa responsável pela obra de um grande shopping center você percebeu que, ao invés de cimento, a empresa utilizava, na massa do concreto, farinha de trigo. Você viu a primeira vez a coisa acontecendo e a partir daquele momento você pensou:

- mas poxa, isso é errado, afinal de contas a empresa foi contratada para construir um prédio e não um bolo!

Isso, sem a menor sombra de dúvidas, é um problema - talvez um problemão, certo? Então em seu TCC você vai tratar deste assunto, e seu Problema (que é a base para a construção de seu tema), poderá ficar mais ou menos assim:

- Os materiais utilizados pela indústria da construção civil são realmente os mais eficientes?

Perceba que, em um Projeto de Pesquisa, o Problema deve vir sempre na forma de uma pergunta (normas da ABNT, então nem dá pra discutir) e, portanto, deve vir sucedida de uma resposta, que é conhecida como Hipótese. A Hipótese nem sempre existe, ela é apenas uma suposição. Para o problema aqui estabelecido a Hipótese depende de alguma pesquisa de sua parte sobre a situação. Assim, se você descobriu, a partir de leitura e questionamentos a outros profissionais da área, que farinha de trigo não serve para fazer massa de concreto, sua resposta ao Proboema deverá ser algo como:

- Nem sempre os materiais utilizados pela indústria da construção civil são os mais aconselhados e eficientes.

Algo assim - deu para entender? É claro que aqui só estou dando exemplos totalmente fictícios, e o Orientador é quem deve revisar e sugerir novas formas de exrpressar cada umdos tópicos de se projeto de Pesquisa. Ah, e tem outra coisa: o Problema, mesmo tendo este nome, nem sempre significa que algo de ruim esteja acontecendo. Utilizando a mesma situação fictícia acima colocada, mas virando-a do avesso, teremos, por exemplo, que você viu que a empresa onde você presta estágio utiliza sempre o melhor cimento na produção da massa de concreto. Então o Proboema poderia ser o mesmo já aqui estabelecido, mas a Hipótese vai mudar sua configuração:

- Nem sempre a indústria da construção civil utiliza materiais de categoria duvidosa em suas edificações.

Acho que deu pra perceber, portanto, que o Problema é a pedra fundamental do Projeto, que é a primeira fase de um TCC. Com ele em mente você poderá definir ainda melhor o seu tema, pois poderá informar, desde o início, o local onde sua pesquisa deverá ser realizada (no caso, a construtora do Shopping). Aí é só fazer aquelas perguntas delimitadoras do Tema, como já dei algumas dicas AQUI.

Então é isso! Se faltar alguma coisa eu retomo o assinto em outro post. E se você tiverem dúvidas, por favor, deixem-nas aqui na caixa de comentários, para que elas sejam respondidas de forma mais rápida, já que a minha caixa de e-mails vive cheia e nem sempre eu consigo ler tudo. Já aqui no blog eu venho várias vezes durante o dia, para ver se tem dúvidas dos leitores. Vamos lá: pergunte!

18 comentários:

  1. olá shirley

    tudo bem? muito interessante a proposta deste blog, acho que ajudará muita gente se for mais divulgado.

    quando fiz metodologia cientifica, fiz um pequeno resumo sobre os componentes para um projeto de pesquisa,na época o meu professor gostou e aprovou, mas gostaria de ter uma segunda opinião para divulgar. posso lhe mandar por e-mail para que você dê uma olhada pra ver se está coerente?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana, dubem? Obrigada pelo incentivo, eu espero mesmo conseguir ajudar esse povo tãosofrido que é o estudante que precisa fazer seu TCC. E tô tentando divulgar o blog o máximo possível, claro! Olha só: pode mandar teu resumo, sim, eu vou ler e dar a minha opinião com o maaior prazer. não é, digamos, uma opinião abalizada, mas é como vc disse, uma segunda opinião - o que às vezes é bem importante, né? rs. Bjão, querida, obrigada pelo contato!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga Shirley,

    Parabéns pelo texto.
    Excelente ajuda para alunos nessa etapa de fazer o Tcc.
    Beijos e fique com a paz de Deus.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  4. VoLili, queridona, que bom que vc gostou! Espero mesmo conseguir ajudar alguem com a minha, digamos, experiência... rs. Bjo, e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  5. VoLili, que bom que gostou! Vc ja deve ter feito um TCC na vida e sabe das dificuldades enfrentadas, com certeza... rs. Espero poder ajudar essas pessoas tão agoniadas1 Bjo, querida, e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  6. Olá Shirley,

    Além de passar em seu blog para retribuir a visita, tenho que confessar: apesar de já ter feito 2 monografias (graduação e pós), me interesso muito por esses temas!

    Gostei mesmo do assunto do seu blog, tenho certeza que ajudará a muitos!

    Grande abraço, e tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Oe shirley, estou desenvolvendo o meu tcc e confesso esta muito dificil, o meu tema e sobre a saude publica de mogi das cruzes nas decadas d1910-20, esta relacionada a epidemia, sanitarismo e campanha vacinal e o curso é historia, se puder me ajudar , agradeço. um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Iuri, essa é a minha intenção: ajudr a quem tá precisando! Por isso coloco aqui o que já tenho de experiência no assunto. Obrigada pela visita, queridão! Bjin
    ----
    Oi, Marta, preciso que vc coloque aqui o que ainda está atrapalhando o desenvolvimento do teu trabalho, ok? bjão!

    ResponderExcluir
  9. Shirley, olá!

    Amiga pedi sua ajuda no blog para o meu tema Assédio Moral no serviço público pois não consigo fazer um recorte. Poderia fazer a gentileza de me responder no email: Benna752009@yahoo.com.br... se não for muito abuso rsrsrsr Grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ola Shirley, gostaria que você me tirasse uma duvida meu TCC, e uma revisão bibliografica mas não sei como subdividir o trabalho, nesse caso devo ter discussão? Me ajude como devo prosseguir, Introdução, objetivo, método... dai pra la não o titulo que devo usar. Desde já agradeço. fabiany23@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fabiane, dubem? Olha só, pelo que eu entendi, vc já tá fazendo o trabalho final, certo? Sendo assim, seu trabalho vai se dividir em Introdução, Revisão de Literatura, Análise e Discussão dos Dados e Conclusão. Normalmente é essa a estrutura de uma revisão de literatura. Na parte da REvisão de Literatura vc pode subdividir de acordo com os seus objetivos específicos (para cada objetivo específico vc cria um tópico), mas tente colocar os autores em ordem cronológica, do mais antigo até o mais novo, ok? Isso vale para cada tópico. Na análise e discussão dos dados vc vai pegar os princiáis autores que falaram sobre cada tópico e vai comentar o que els disseram. Não precisa ser todos não, mas se vc vir alguma coereência de informações entre eels, coloque entre parênteses. Tipo assim:
    "Sobre a polêmica que envolve o art. 2 do Cídigo de Menores, os autores parecem chegar a um consenso de que este atigo é inconstitucional (FULANO, 2001; SICRANO, 2007; BELTRANO, 2009)".
    Espero que tenha ajudado, mas se houver mais dúvidas, é só gritar, ok? Bjo, queridona!

    ResponderExcluir
  12. preciso de um trabalho sobre concretop para ser apresentado em project charter

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!
    Nossa adorei blog, fazer um ttc realmente é super dificil, e encontar alguém para ajudar e mais ainda.

    Tenho uma dúvida na hora de desenvolver a revisão da literatura, não consigo sair do lugar preciso de ajudar como deve redigir esta parte do trabalho?

    Edinéia

    ResponderExcluir
  14. Olá Shirley!
    Meu tema é Prescrição em Perspectiva (ou virtual) e gostaria que vc me ajudasse a denifir melhor. Gosto dessa assunto mas não encontro um ponto X para poder desenvolver o trabalho.
    Obrigada,
    Aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  15. Ola
    estou montando meu ante projeto do TCC e meu tema é Patrimonio Publico. Estou com dificuldades de colocar a Hipotese no TCC , poderia me dar alguma sugestao de como começar?
    Aguardo seua resposta

    ResponderExcluir
  16. Olá Shiley!
    Estou tentando delimitar meu tema de TCC mas, está muito difícil.
    Estou cursando Letras e o meu tema é dialetologia a unica certesa que tenho é de que quero faser algo voltado para minha cidade ABAETETUBA/PA.
    Agardo sua resposta e desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  17. Sirley você iluminou aminha mente,que continue a contribuir com sua boa vontade e conhecimento ajudando a todos,que Deus te abençoe.Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Olá Shirley! eu sou angolano, estudando geologia e encontro-me na fase de preparação do meu TCC. gostaria obter sua ajuda para formular problema e Hipotese. o tema é: Caraterizar petrografica, mineralógica e geoquímicamente as rochas vulcânicas de Mussende. Meu email: jocaskk@hotmail.com. Agradeceria imenso.

    ResponderExcluir