22 abril, 2010

Tutorial: Como Configurar Página no Word 2007

O Word é um dos melhores editores de texto que eu conheço, ele oferece várias possibilidades para que seu trabalho se apresente limpo, claro e metodologicamente impecável. Porém, nem todo mundo sabe como utilizar as ferramentas deste programa do Office, por falta de tempo, paciência ou vontade de aprenser mesmo. E é aí que algumas notas verdinhas vão sendo repassadas a quem conhece de cabo a rabo o programa! E você - sabe trabalhar no Word? Vou mostrar pra vocês como começar seu trabalho, com procedimentos que só precisam ser feitos UMA VEZ e daí em diante não precisar mais se preocupar em configurar nada, ok? Vamos começar com a Configuração de Página, que deve ser o primeiro passo ao começar um trabalho.

Passo 1 - Entre na janela "Configurar Página" e dê um duplo clique no espaço bem ao lado da régua:

Se você não sabe como colocar a régua, siga estes procedimentos:

1. Vá até a aba da Ferramenta "Exibição"
2. Marque a opção "Régua"

Passo 2 - Para configurar as margens do papel, siga estes passos:

1. Na janela "Configuração da Página", clique na aba "Margens"
2. Digite os valores referents a cada margem. Você também pode ir clicando nas setinhas ao lado de cada opção de margem, pra cima ou pra baixo, até chegar no valor desejado.
3. Na opção "Orientação", marque "Retrato". Esta opção mostra o papel "de pé". A opção "Paisagem" mostra o papel "deitado"
4. Na opção "Papel" marque "Normal". Geralmente esta opção já se encontra marcada, se assim for é só deixar como está.
5. Na opção "Visualização" marque "No documento inteiro". Isso vai fazer com que todas as configurações que você está fazendo sejam aplicadas a todo o documento.

Passo 3 - Para confgurar o tamanho do papel, siga os seguites passos:

1. Clique na aba "Papel"
2. Marque a opção "A4". Automaticamente vai aparecer logo embaixo o tamanho deste papel: 21 x 29,7 cm. Este é o tamanho de papel determinado pela ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas) para todo trabalho acadêmico.
Passo 4 - Para configurar o layout do papel, siga os seguintes passos:

1. Vá na aba "Layout"
2. Digite os valores referentes a Cabeçalho e Rodapé. Estes valores irão determinar, por exemplo, a posição onde ficarão os números de página do seu trabalho
3. Clique em OK e pronto, todas as suas configurações estarão salvas e toda vez que vc abrir o seu documento elas já estarão funcionando perfeitamente e você não vai mais precisar se preocupar com isso.
Espero que não tenha ficado confuso (é o pimeiro tutorial que eu crio, então relevem, ok?). E que tenha ajudado! Qualquer dúvida: caixa de comentários, ok? Bjos!

32 comentários:

  1. Que Post Fascinante!
    Amiga
    Gostei da aulinha... valeu a pena conferir!
    Parabéns pelo excelente post!
    Abraços,
    LSION.

    ResponderExcluir
  2. Lison, quridão, que bom ver você por aqui! fique à vontade pra vir quantas vezes quiser, e pode dar os pitacos que quiser também, viu? Abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Shirley!

    Que tutorial mais bacana! É ótimo ver informações tão bem explicadas assim! Ainda tem muita gente que não consegue extrair o máximo de ferramentas como Word e perdem um tempo desnecessário para realizar coisas que poderiam ser automatizadas.

    Parabéns por este e pelos demais artigos do blog! Está mesmo ótimo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Shirley. Visitando o seu blog, estou agradecendo por você seguir-me e por aceitar a amizade no diHITT. De acordo?

    Esse assunto aqui me chamou a atenção.

    Eu tenho um bronca com o word. Cada vez que vou colar um texto, ou mesmo iniciar uma digitação, ele sempre inicia com o estilo "normal" e eu prefiro o "sem espaço".
    Outro detalhe é o www, a gente digita e, pimba, fica em letras maiúsculas.

    Eu ainda não me encorajei a tentar mudar alguma configuração, prá não me perder depois, entende?

    Vc teria alguma dica? (sem as verdinhas. heheheh)

    Um abraço.

    Zergui

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo, me ajudou bastante.

    Um abraço,

    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Olá Shirley! Não é o assunto do tópico mas postei aqui porque esse é o mais recente. Tive um primeiro contato com minha orientadora e ela me disse que antes de começar a escrever, devo fazer o sumário. Você poderia traduzir por favor. Meu tema é desigualdade social, pretendo investigar se os programas de transferência de renda são uma resposta para o problema de concentração de renda (+ ou- isso).Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  7. Adelson, queridão, bom saber que vc gostou, viu? O blog tá meio parado, mas é por pura falta de tempo (assunto é oque não falta! rs). Mas eu volto, pode apostar! Abração, obrigada pela visita!
    -----
    Zergui, perdão pela demora em responder. Mas asism: no Word, pelo que eu entendo até hoje, todos os parágrafos começarão em stilo Normal, no decorrer do documento vc poderá ir criando novos estilos de parágrafo. quanto aos www que se transforma em WWW, com certeza deve estar configurado pra isso. Experimente iso: abra o Word (tô falando do word 2007, ok?), clique no botão office (ele fica do lado esquerdo, bem no alto, um botão todo coloridinho) e clique em "!opçôes do wrod" na janelça que se abre. na janela que abrir "revisão de texto" e depois clique em "opções de auto-correção". na janela que ahrir vão aparecer váris opções, em "exibir" vc corra a lista de palavras que já estão inscritas, e provavelmente ali vai estar "www" por "WWW". procure, e, se vc encontrar os "www", clique, dê "excluir", depois "ok". finalmente vc digitie os "www" e veja se eles continuam se transformando em maiúsculo. se continuar, fique calmo que eu vou procurar uma alternativa, ok? rs. abração!
    ----
    claudia, não é tão complicado: vc fazer seu sumário vai te dar já um caminho a seguir para os capítlos da monografia. se vc fez o projeto, pegue seus objetivos específicos e transform-eos em capítulos. deles vc vá rtirando os subtópicos, basta ser coerente. por exemplo: um de seus objetivos específicos é:
    - identificar os proramas de trnsferência de renda no Brasil.
    seu capítulo poderá ficar mais ou menos assim:

    capítulo 1 - A transferência de renda no Brasil
    1.1 Origem dos programas de distribuição de renda
    1.2 Os efeitos distributivos dos programas de distribuição de renda
    algo assim. e com os outros capítulos é a mesma coisa. mesmo que vc não tenha feito um projeto, vc deve saber sobre o que pretende falar em seu trabalho, certo?
    acho que é isso, espero ter ajudado!
    abração!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, foi muito esclarecedor. Faziam dias que eu procurava configurar página e não conseguia pois a opção havia desaparecido do menu arquivo.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom....ajudou muito ...
    ainda mais que meu word estava desconfiguradoo....
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Shirley! Você é um anjo!!!!
    Como não estou habituada a trabalhar com notebook,e nem windos 2007, consegui graças às tuas orientações, fazer uma formatação de papel.Sabia como fazer,mas não onde encontrar as ferrramentas para tal. Sou leiga no assunto mas cheguei onde precisava.Obrigada e parabéns pelas valiosas orientações.

    ResponderExcluir
  11. parabens gostei fui em quase dez sites de informações e não consegui..
    muito thanks

    ResponderExcluir
  12. salvou minha pele, IOSAJAOSIJ. sério!

    ResponderExcluir
  13. oi, shirley. Isto é um blog sobre traalhos acadêmicos? Encontrei sua respsta, e achei-a mto clara sobre a normalização de pág. do word. Obrigada, Dina Dee

    ResponderExcluir
  14. Olá...muito bom. Me ajudou bastante!!! Continue com essas super dicas!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado


    Ajudou muito excelente post.

    ResponderExcluir
  16. muito bom ,mesmo! Amei.

    ResponderExcluir
  17. Muito Obrigado!!! Deu certo!

    ResponderExcluir
  18. não tem em automático??

    ResponderExcluir
  19. Pra que que serve isso, como sempre muito mal eplicado!!!! flwsss

    ResponderExcluir
  20. voce naum me ajudou em nada , to ein uma prova e isso naum deu pra nada que odio de voce !

    ResponderExcluir
  21. Olá vc ensinou muito bem mais o meu world continua com a pagina errada e toda vez eu tenho que modificá-la não consigo configurá-la para sempre ficar no tamanho A4

    ResponderExcluir
  22. gostei muito da dica de configuração do word 2007 consegui configurar o meu! obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  23. Muito bom. obrigado ajudou muiiiiiiiiiiiiiito.

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigado, ajudou bastante, Abraços, Anderson (Cerquilho/SP).

    ResponderExcluir
  25. muito bom! muito obrigado

    ResponderExcluir
  26. Parabéns! Precisamos de conteúdos bons como este!!!

    ResponderExcluir