13 maio, 2010

Garçom, salta um trabalho acadêmico, por favor!

TUDO em um trabalho acadêmico tem sua importância, não tem como dizer:

“- Ah, vou fazer essa parte aqui porque é a única que tem real importância”.

Isso não existe, cada um dos elementos que compõem um trabalho acadêmico foi pensado justamente para montar um trabalho coerente. Assim, do tema até as referências bibliográficas, prepare-se para elaborar, organizar, apresentar tudo direitinho, como manda o figurino e, logicamente, a ABNT. Nesse cenário, a Introdução vai funcionar como um cardápio, que ir mostrar o que seu trabalho vai abordar, com apenas algumas pinceladas e sem oferecer informações demais. Não é possível fazer uma coisa assim, diria você. E eu respondo: é claro que dá!

Se você vai fazer a introdução de seu trabalho é porque (pelo menos em tese) você já fez seu projeto, certo? Então faça assim: pegue seu projeto e tire dele um parágrafo introdutório, do qual irão fazer parte o tema e a delimitação do tema. Como no exemplo:

“Este trabalho tem como tema o Endomarketing e como objetivo maior realizar uma análise dos aspectos da satisfação do cliente interno e seus impactos no atendimento ao público externo em uma loja de eletrodomésticos na cidade de Shangri-lá.”

Perceberam que eu coloquei o tema e sua delimitação, na forma do objetivo geral, não é? Tem no projeto! Depois você pega alguns parágrafos da justificativa que também está no projeto - de preferência os que mostrem a importância científica, acadêmica e social - e joga na introdução. E logo após você olha o projeto e vê que lá também tem a metodologia (se é pesquisa de campo ou uma pesquisa bibliográfica, na forma de revisão de literatura). Muito legal a gente ter as coisas assim, de “mão beijada”, né não? rs. Por fim, observe seus objetivos específicos para montar a estrutura do trabalho. Sendo seus objetivos específicos:

- Identificar os aspectos que promovem a satisfação do cliente interno de uma empresa;
- Verificar como a "Pesquisa de Clima" pode ser usada como uma importante ferramenta de mensuração do nível de satisfação dos clientes internos s de uma empresa
- Demonstrar a satisfação do cliente interno e o conseqüente aumento na produtividade como alguns dos principais impactos da implementação de uma estratégia de Endomarketing na loja de eletrodomésticos CUPIM-BOM LTDA.

Então, a estrutura do seu trabalho vai ficar assim na sua Introdução:

O trabalho está dividido em partes distintas, constando do primeiro capítulo uma análise dos principais aspectos que podem trazer satisfação ao cliente interno de uma empresa. No segundo capítulo será apresentada uma abordagem sobre a “Pesquisa de Clima” e sua influência na satisfação do cliente interno de uma empresa. No terceiro capítulo será demonstrado o nível de satisfação do cliente interno da empresa aqui analisada, em vista da implementação de uma estratégia de Endomarketing.

Segundo a ABNT, em uma introdução você não deve fazer uma mera repetição do resumo, nem apontar os resultados do trabalho, antecipar as conclusões ou recomendações decorrentes do estudo. Ou seja, a introdução deve ser a porta de entrada para o seu trabalho, uma apresentação do mesmo. E talvez por isso mesmo alguns professores sugerem que ela seja preparada somente ao fim do trabalho, quando o aluno terá tudo fresquinho na cabeça e poderá elaborá-la com maior clareza. Deixo aqui um modelo simples de introdução, pra vocês se basearem, ok? Qualquer dúvida me questionem, eu farei o possível para responder de forma clara e o mais rápido possível.


INTRODUÇÃO

As queimaduras representam um grave problema para a saúde da pessoa afetada, já que podem causar severas alterações metabólicas com grande destruição de tecidos (especialmente a pele). Isto se constitui um risco de infecção, podendo dar lugar, em hipóteses extremas, a importantes seqüelas físicas – cicatrizes antiestéticas, deformidades e limitações funcionais – e psicológicas – desprezo pela nova imagem, limitação das relações pessoas e sociais etc. A prevenção destas alterações estéticas é funcionais têm especial importância, por isso a importância do início do tratamento imediato da ferida e durante bastante tempo após a epitalização, além, é claro, dos cuidados adequados com os curativos aplicados sobre a lesão.
O objetivo deste estudo é descrever, através de uma revisão de literatura, os agentes tópicos e tipos de cobertura que vêm sendo recomendados como curativos no tratamento de queimaduras, além de promover uma discussão sobre o uso desses produtos. O trabalho será desenvolvido mediante levantamento bibliográfico em livros clássicos sobre o tema, além de pesquisa em bases de dados eletrônicos, como Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo, PubMed e Banco de Dados em Enfermagem (BDNEF). As publicações encontradas serão organizadas como de pesquisa e de revisão e, posteriormente, categorizadas de acordo com a temática: agentes tópicos e substitutos temporários de pele. Serão discutidos os possíveis efeitos colaterais, indicações e recomendações quanto à manipulação.
Sabe-se que, atualmente, uma variedade considerável de tipos de curativos já foi desenvolvida para aplicação na área de queimados, dos mais convencionais até os substitutos sintéticos de pele, procedimentos utilizados atualmente que podem proporcionar um grande impacto no tratamento de pacientes queimados. A partir da análise em artigos e publicações específicas sobre o tema curativos em queimaduras, assim como em uma pesquisa de campo junto a uma instituição da área de saúde, parte-se para uma série de questionamentos sobre essa questão, destacando-se os seguintes pontos: Que tipos de curativos têm sido utilizados com mais freqüência em pacientes queimados atualmente? Que expectativas os avanços tecnológicos podem proporcionar mais eficiência ao trabalho dos profissionais de enfermagem que atuam na prática sistemática de cuidado ao indivíduo queimado?
O tratamento de lesões causadas por queimaduras sempre foi e ainda se mostra como um grande desafio aos profissionais da saúde, especialmente no que diz respeito ao elevado potencial para o desenvolvimento de infecções. A terapêutica sistêmica ou local deve ter como objetivo fundamental a manutenção do equilíbrio das funções vitais, bem como a implementação de medidas que previnam complicações, destacando-se as infecções das lesões cutâneas. Neste sentido, os curativos são uma medida essencial tanto para a cicatrização quanto para o impedimento de infecções.
A observação em uma unidade pediátrica da cidade de Manaus, onde eventualmente são registrados casos de queimaduras, mostrou a necessidade de uma análise sobre a forma como o trabalho em enfermagem é implementado, por tratar-se de uma prática metodológica de assistência que precisa ser constantemente investigada, evitando-se assim que esta se torne apenas mais uma atividade burocrática agregada ao trabalho do enfermeiro.
O fato é que o mercado farmacêutico oferece, atualmente, uma variedade de produtos voltados especificamente para o tratamento de queimaduras, e isto tem provocado insegurança nos profissionais da saúde, que nem sempre conhecem as propriedades de cada medicamento e, por conseguinte, qual seria a opção mais indicada para cada caso.
(A estrutura do trabalho é como eu coloquei ali em cima. Tentei fazer e me mostrem, ok?)

Um comentário: