O Word é um dos melhores editores de texto que eu conheço, ele oferece várias possibilidades para que seu trabalho se apresente limpo, claro e metodologicamente impecável. Porém, nem todo mundo sabe como utilizar as ferramentas deste programa do Office, por falta de tempo, paciência ou vontade de aprenser mesmo. E é aí que algumas notas verdinhas vão sendo repassadas a quem conhece de cabo a rabo o programa! E você - sabe trabalhar no Word? Vou mostrar pra vocês como começar seu trabalho, com procedimentos que só precisam ser feitos UMA VEZ e daí em diante não precisar mais se preocupar em configurar nada, ok? Vamos começar com a Configuração de Página, que deve ser o primeiro passo ao começar um trabalho.
Passo 1 - Entre na janela "Configurar Página" e dê um duplo clique no espaço bem ao lado da régua:
Se você não sabe como colocar a régua, siga estes procedimentos:
1. Vá até a aba da Ferramenta "Exibição"
2. Marque a opção "Régua"
Passo 2 - Para configurar as margens do papel, siga estes passos:
1. Na janela "Configuração da Página", clique na aba "Margens"
2. Digite os valores referents a cada margem. Você também pode ir clicando nas setinhas ao lado de cada opção de margem, pra cima ou pra baixo, até chegar no valor desejado.
3. Na opção "Orientação", marque "Retrato". Esta opção mostra o papel "de pé". A opção "Paisagem" mostra o papel "deitado"
4. Na opção "Papel" marque "Normal". Geralmente esta opção já se encontra marcada, se assim for é só deixar como está.
5. Na opção "Visualização" marque "No documento inteiro". Isso vai fazer com que todas as configurações que você está fazendo sejam aplicadas a todo o documento.
Passo 3 - Para confgurar o tamanho do papel, siga os seguites passos:
1. Clique na aba "Papel"
2. Marque a opção "A4". Automaticamente vai aparecer logo embaixo o tamanho deste papel: 21 x 29,7 cm. Este é o tamanho de papel determinado pela ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas) para todo trabalho acadêmico.
Passo 4 - Para configurar o layout do papel, siga os seguintes passos:
1. Vá na aba "Layout"
2. Digite os valores referentes a Cabeçalho e Rodapé. Estes valores irão determinar, por exemplo, a posição onde ficarão os números de página do seu trabalho
3. Clique em OK e pronto, todas as suas configurações estarão salvas e toda vez que vc abrir o seu documento elas já estarão funcionando perfeitamente e você não vai mais precisar se preocupar com isso.

1. Vá até a aba da Ferramenta "Exibição"
2. Marque a opção "Régua"

1. Na janela "Configuração da Página", clique na aba "Margens"
2. Digite os valores referents a cada margem. Você também pode ir clicando nas setinhas ao lado de cada opção de margem, pra cima ou pra baixo, até chegar no valor desejado.
3. Na opção "Orientação", marque "Retrato". Esta opção mostra o papel "de pé". A opção "Paisagem" mostra o papel "deitado"
4. Na opção "Papel" marque "Normal". Geralmente esta opção já se encontra marcada, se assim for é só deixar como está.
5. Na opção "Visualização" marque "No documento inteiro". Isso vai fazer com que todas as configurações que você está fazendo sejam aplicadas a todo o documento.

1. Clique na aba "Papel"
2. Marque a opção "A4". Automaticamente vai aparecer logo embaixo o tamanho deste papel: 21 x 29,7 cm. Este é o tamanho de papel determinado pela ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas) para todo trabalho acadêmico.

1. Vá na aba "Layout"
2. Digite os valores referentes a Cabeçalho e Rodapé. Estes valores irão determinar, por exemplo, a posição onde ficarão os números de página do seu trabalho
3. Clique em OK e pronto, todas as suas configurações estarão salvas e toda vez que vc abrir o seu documento elas já estarão funcionando perfeitamente e você não vai mais precisar se preocupar com isso.
Que Post Fascinante!
ResponderExcluirAmiga
Gostei da aulinha... valeu a pena conferir!
Parabéns pelo excelente post!
Abraços,
LSION.
Lison, quridão, que bom ver você por aqui! fique à vontade pra vir quantas vezes quiser, e pode dar os pitacos que quiser também, viu? Abração!
ResponderExcluirOlá, Shirley!
ResponderExcluirQue tutorial mais bacana! É ótimo ver informações tão bem explicadas assim! Ainda tem muita gente que não consegue extrair o máximo de ferramentas como Word e perdem um tempo desnecessário para realizar coisas que poderiam ser automatizadas.
Parabéns por este e pelos demais artigos do blog! Está mesmo ótimo!
Um abraço!
Olá Shirley. Visitando o seu blog, estou agradecendo por você seguir-me e por aceitar a amizade no diHITT. De acordo?
ResponderExcluirEsse assunto aqui me chamou a atenção.
Eu tenho um bronca com o word. Cada vez que vou colar um texto, ou mesmo iniciar uma digitação, ele sempre inicia com o estilo "normal" e eu prefiro o "sem espaço".
Outro detalhe é o www, a gente digita e, pimba, fica em letras maiúsculas.
Eu ainda não me encorajei a tentar mudar alguma configuração, prá não me perder depois, entende?
Vc teria alguma dica? (sem as verdinhas. heheheh)
Um abraço.
Zergui
Ficou ótimo, me ajudou bastante.
ResponderExcluirUm abraço,
Adriana
Olá Shirley! Não é o assunto do tópico mas postei aqui porque esse é o mais recente. Tive um primeiro contato com minha orientadora e ela me disse que antes de começar a escrever, devo fazer o sumário. Você poderia traduzir por favor. Meu tema é desigualdade social, pretendo investigar se os programas de transferência de renda são uma resposta para o problema de concentração de renda (+ ou- isso).Agradeço se puder me ajudar.
ResponderExcluirAdelson, queridão, bom saber que vc gostou, viu? O blog tá meio parado, mas é por pura falta de tempo (assunto é oque não falta! rs). Mas eu volto, pode apostar! Abração, obrigada pela visita!
ResponderExcluir-----
Zergui, perdão pela demora em responder. Mas asism: no Word, pelo que eu entendo até hoje, todos os parágrafos começarão em stilo Normal, no decorrer do documento vc poderá ir criando novos estilos de parágrafo. quanto aos www que se transforma em WWW, com certeza deve estar configurado pra isso. Experimente iso: abra o Word (tô falando do word 2007, ok?), clique no botão office (ele fica do lado esquerdo, bem no alto, um botão todo coloridinho) e clique em "!opçôes do wrod" na janelça que se abre. na janela que abrir "revisão de texto" e depois clique em "opções de auto-correção". na janela que ahrir vão aparecer váris opções, em "exibir" vc corra a lista de palavras que já estão inscritas, e provavelmente ali vai estar "www" por "WWW". procure, e, se vc encontrar os "www", clique, dê "excluir", depois "ok". finalmente vc digitie os "www" e veja se eles continuam se transformando em maiúsculo. se continuar, fique calmo que eu vou procurar uma alternativa, ok? rs. abração!
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claudia, não é tão complicado: vc fazer seu sumário vai te dar já um caminho a seguir para os capítlos da monografia. se vc fez o projeto, pegue seus objetivos específicos e transform-eos em capítulos. deles vc vá rtirando os subtópicos, basta ser coerente. por exemplo: um de seus objetivos específicos é:
- identificar os proramas de trnsferência de renda no Brasil.
seu capítulo poderá ficar mais ou menos assim:
capítulo 1 - A transferência de renda no Brasil
1.1 Origem dos programas de distribuição de renda
1.2 Os efeitos distributivos dos programas de distribuição de renda
algo assim. e com os outros capítulos é a mesma coisa. mesmo que vc não tenha feito um projeto, vc deve saber sobre o que pretende falar em seu trabalho, certo?
acho que é isso, espero ter ajudado!
abração!
Obrigada Shirley, entendi. Abraço
ResponderExcluirObrigada, foi muito esclarecedor. Faziam dias que eu procurava configurar página e não conseguia pois a opção havia desaparecido do menu arquivo.
ResponderExcluirMuito bom....ajudou muito ...
ResponderExcluirainda mais que meu word estava desconfiguradoo....
Obrigado
Shirley! Você é um anjo!!!!
ResponderExcluirComo não estou habituada a trabalhar com notebook,e nem windos 2007, consegui graças às tuas orientações, fazer uma formatação de papel.Sabia como fazer,mas não onde encontrar as ferrramentas para tal. Sou leiga no assunto mas cheguei onde precisava.Obrigada e parabéns pelas valiosas orientações.
parabens gostei fui em quase dez sites de informações e não consegui..
ResponderExcluirmuito thanks
salvou minha pele, IOSAJAOSIJ. sério!
ResponderExcluiroi, shirley. Isto é um blog sobre traalhos acadêmicos? Encontrei sua respsta, e achei-a mto clara sobre a normalização de pág. do word. Obrigada, Dina Dee
ResponderExcluirOlá...muito bom. Me ajudou bastante!!! Continue com essas super dicas!!! Sucesso!!!
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirAjudou muito excelente post.
muito bom ,mesmo! Amei.
ResponderExcluirMuito Obrigado!!! Deu certo!
ResponderExcluirnão tem em automático??
ResponderExcluirPra que que serve isso, como sempre muito mal eplicado!!!! flwsss
ResponderExcluirvoce naum me ajudou em nada , to ein uma prova e isso naum deu pra nada que odio de voce !
ResponderExcluirOlá vc ensinou muito bem mais o meu world continua com a pagina errada e toda vez eu tenho que modificá-la não consigo configurá-la para sempre ficar no tamanho A4
ResponderExcluirgostei muito da dica de configuração do word 2007 consegui configurar o meu! obrigado pela dica
ResponderExcluirMuito bom. obrigado ajudou muiiiiiiiiiiiiiito.
ResponderExcluirMuito obrigado, ajudou bastante, Abraços, Anderson (Cerquilho/SP).
ResponderExcluirmuito obrigadoo
ResponderExcluirmuito bom! muito obrigado
ResponderExcluirAjudou muito,obrigado
ResponderExcluirParabéns!!! ajudou muito!
ResponderExcluirParabéns! Precisamos de conteúdos bons como este!!!
ResponderExcluirObrigada! Super 10!!!
ResponderExcluirObrigada! Super 10!!!
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