26 março, 2010

Entenda por quê o projeto é tão importante no desenvolvimento do seu TCC


Bom, tá na hora de começarmos os trabalhos, certo? E nada melhor pra começar do que ir direto pro... começo! E que começo é esse? Todo trabalho de conclusão de curso precisa ter um projeto. Eu sei, eu sei: falar em projeto dá uns arrepios estranhos na nuca, né? Mas vá por mim: isso passa! Gente, todo aluno deveria ser orientado pra reconhecer a importância de um proejto. Este trabalho é a base do trabalho final, é onde serão traçados todos os caminhos até se conseguir chegar ao seu objetivo (o TCC, claro). Vou dar aqui um exemplo que uso bastante quando preciso fazer com que um desesperado e desanimado formando entenda pra que serve um projeto.

Você tá de férias e quer viajar, ir pra Paris, por exemplo. Ótima escolha, mas pra chegar lá você precisa - o quê? o quê? - PLA-NE-JAR essa viagem - é ou não é? Você precisa saber como chegar a Paris, onde ficar, o que visitar, que meios de transporte usar pra se locomover e como voltar pra casa. Tente imaginar você sozinho em Paris sem ter no mínimo um lugar pra onde ir e jogar sua mochila - você vai pirar, vai se perder, não vai conseguir aproveitar nada de sua viagem!

Então é exatametne isso o que acontece se você não entende como é interessante projetar seu trabalho final. E o projeto nada mais é do que um trabalho no qual você vai responder algumas perguntas (praticamente as mesms que você se fez quando pensou em ir a Paris): POR QUÊ vou fazer este trabalho? PRA QUÊ? COMO? COM QUE AJUDA? Essas são as principais questões a serem colocadas em um projeto, e elas se relacionam aos seguintes tópicos:
O QUE fazer <-> tema do trabalho
POR QUÊ fazer <-> objetivos do trabalho
PRA QUÊ <-> justificativa
COMO <-> metodologia utilizada (ou em outras palavras: o passo-a-passo)
COM QUE AJUDA <-> recursos financeiros e os autores que ajudarão você a investigar e discutir o tema escolhido para ser trabalhado)
Então, não é simples? Não é MESMO o bicho-de-7-cabeças que a maioria pensa! E agora que já sabemos como começar, melhor COMEÇAR, certo? E o primeiro ponto a ser seguido é determinar o TEMA, outro ponto que gera grandes inquietações na cabeça dos formandos. No próximo post eu vou dar uma mãozinha sobre isso, ok?
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário