28 março, 2010

O tema do seu trabalho está dentro de você!!!

O tema é fundamental, é o princípio das dores (ops! rs) de todo trabalho acadêmico. Mas não é algo tão difícil assim de ser conseguido, é só voltar seus pensamentos pra dentro de si mesmo, pros seus interesses – enfim, pro que se gosta de estudar ou pensar sobre.
Exemplos:
  • Você faz o curso de Psicologia e durante todo o curso você adorou tudo o que era dito sobre Psicanálise. Conclusão: seu tema será Psicanálise.
  • Você estuda Direito e sempre gostou daquela parte trata de mandar os criminosos pra cadeia ou pagar multas. Conclusão: seu tema é Direito Penal.
  • Você faz Engenharia Civil e você sempre se amarrou naquelas coisas próprias dos materiais usados em uma obra. Conclusão: seu tema pode muito bem ser Ciência e tecnologia dos materiais.
  • Você faz Pedagogia e adora tudo o que se refere à educação de crianças. Conclusão: seu tema é quase certo que seja Educação Infantil.
Deu pra entender mais ou menos? Tente pensar na disciplina que você mais sentia prazer em assistir às aulas, pois normalmente dentro desta disciplina você encontrará algum tópico que irá lhe interessar. Trabalhar em algo que não lhe agrada só trará um sofrimento desnecessário em um momento que dispensa totalmente qualquer tipo de dor além das que já existem, é ou não é?

Um outro fator que interfere na decisão de seu tema diz respeito ao tempo que você tem pra trabalhar nele. Isso é uma verdade, mas se você escolher um tema do seu agrado será bem mais fácil separar um tempinho pra trabalhar nele. Mas tem outro ponto bastante interessante e relevante: você precisa ter um mínimo de conhecimentos sobre o tema que você quer trabalhar. Mas eu penso assim: se você acha que gosta de determinado tema é porque você sabe alguma coisa sobre ele, não é? E se não souber vai tratar de saber. O trabalho de conclusão de curso também poderá cumprir essa função, de fazer você adquirir mais conhecimentos. Muitas vezes o tema do TCC pode inclusive levar o aluno a uma especialização!

Esses foram fatores internos, inerentes à pessoa do futuro pesquisador, que interferem na decisão para um tema de estudo. Mas existem fatores externos também: é um tema realmente relevante pra sociedade? É polêmico? Você poderá acrescentar algo com seu trabalho? Na minha opinião, cada um é cada um, mesmo a mais comum das opiniões ou interpretações, no decorrer de uma pesquisa pode vir a revelar grandes surpresas. Por exemplo: alguém está fazendo um trabalho sobre o deficiente físico no mercado de trabalho e no decorrer de sua pesquisa essa pessoa percebeu que ninguém ainda atentou para o fato de um surdo-mudo não ter como ouvir um alarme de incêndio. Talvez o trabalho não se volte totalmente para este fato, mas as considerações finais serão enriquecidas com esta discussão. E nada impede que um novo trabalho seja realizado futuramente sobre esta situação.
Outro ponto fundamental é o tempo disponível pra conclusão dos trabalhos. Toda instituição adota um calendário e é importante prestar atenção a ele, pois trabalho feito de última hora, nas coxas, não resulta em coisa boa. É claro que existe a questão da orientação desleixada (tem professor que pega teu trabalho hoje e só entrega dali a um mês), mas isso é tema pra outro post (um posto que se chamará provavelmente “não tema seu orientador, ele está aí pra te ajudar e não pra te atrapalhar). Aguardem! rs.
E, por fim, uma última questão: a partir do momento que você pára e pensa: “opa, eu gosto desse tema, vou trabalhar em cima dessa questão!” você precisa começar a correr atrás de material pra começar a trabalhar. Livros, artigos científicos, documentos etc. irão servir de base pra tudo o que você quiser discutir em seu trabalho, certo? E não tema se você de repente descobrir que seu tema foi pouco trabalhado por outros autores, pois se você realmente se empenhar você fará um excelente trabalho, mesmo que com pouco material. Aqui também irei dar dicas de como fazer pesquisas nas principais bases de dados, onde é quase certo você encontrará artigos publicados de grande qualidade. É mais fácil do que você imagina!
Entenderam? Será que ajudei? Ó: dúvidas e sugestões, a caixa de comentários tá aberta, ok?
Próximo post será sobre a delimitação do tema, ou seja, uma tema mais específico dentro do tema que você escolheu. Irá formar o título do seu trabalho.
Bjooooooooos!

4 comentários:

  1. Bom dia!!!! gostaria de trabalhar em meu TCC, algum tema relacionado á brinquedos pedagógicos, ludico p crianças, vc tem algum q possa me ajudar, to perdida e nem sei por onde começar, preciso de 10 autores para hj e nem sei onde procurar, agradeço, desde já, bjs.
    Cintia!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu e-mail é cintiaurquisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cintia, te respondi lá no orkut, vc viu? Bjão!

    ResponderExcluir
  4. boa tarde.. o meu tema do projeto é sobre treinamento na organização, eu ainda nao consegui me perguntar o pq que escolhi esse tema, será q voce poderia me ajudar respondendo o pq que voce escolheu o tal tema para me ter uma noção ??? obrigada desde de ja!

    ResponderExcluir