29 abril, 2010

Justifique-se!!

Quando você comete uma boa (ou má) ação, sempre tem aquel que te pergunta: "mas por quê você fez isso?" Ouy seja: você precisa justificar o que você fez pra algumas pessoas. E quando o assunto é trabalho acadêmico nãoé diferente. E justificar é exatamente isso: dizer por quê você vai realizar seu trabalho. Como fazer isso? É mais simples do que você imagina, basta fzer exatamente isso: diga o PORQUÊ e pronto!
Ok, tudo bem, em trabalho acadêmico a coisa é um pouquinho mais complicada, já que você tem que dizer pelo menos 3 porquês: o porquê acadêmico, o porquê científico e o porquê social. Deu pra perceber como seu trabalho é importante, então, né? Deixa eu explicar direitinho como funcionam esses 3 porquês:
- O Porquê acadêmico diz respeito à importância que o seu trabalho terá para você, como acadêmico, e para todos os outros acadêmicos, espeialmente os que são da sua área: ele poderá incentivar os acadêmcios a realizarem novos trabalhos sobre o tema?
- O Porquê científico, como o próprio nome já diz, se relaciona com a comunidade científica de um modo geral, ou seja, a contribuição que a pesquisa dará para a discussão do tema: seu trabalho influenciará, de alguma forma, no incremento à pesquisa científicia sobre o tema?
- O Porquê social, que seria a importância que seu trabalho trará para a sociedade, inclusive as possibilidades de um determinado problema social ser solucionado através de sua pesquisa.
É claro que os "conceitos" acima estão descritos de maneira o mais simplista possível, mas, com a ajuda do orientador a sua justificativa sairá perfeitamente. Vou deixar aqui pra vocês um modelo de justificativa. Não está perfeito, mas dá uma idéia do que basicmente deve conter ete tópico do trabalho. Analisem o modelo e vejam se conseguem fazer alguma coisa parecida relacionada ao trabalho de vocês. Se quiserem podem me enviar o que fizeram, eu lerei o que me for enviado e darei algums dicas sobre os melhores caminhos a serem tomados. Só peço que, se me mandarem alguma coisa, me avisem aqui pelo blog, ok?

15 comentários:

  1. Oi Shirley! Deixe antes de tudo justificar-me (sorrio); quero dizer que adorei o seu comentário em meu blog e fiquei muito feliz que tenha gostado do texto.

    Grande abraço do Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  2. Oi, Shirley!

    Não sei se cheguei atrasado, mas indiquei você para o SUNSHINE AWARD. Passe, por favor no meu blog, confira, e copie o selo!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Jeff: o prazer foi meu, viu? Abração!
    ----
    Carlos: Pra mim foi uma honra ter recebido este selo de vc, e vou postar assim que for possível, ok? ABração, e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Mt boas as dicas!!! Vc ainda recebe trabalho p verificar justificativa? Preciso e necessito!!!!!!srsrr
    Se puder me avisa, me interesso por uma avaliação sua em uma produção minha!

    ResponderExcluir
  5. MUITO ESCLARECEDOR! MUITO OBRIGADA! =)

    ResponderExcluir
  6. Oi,Boa tarde!Muito boas suas dicas.Me ajudou demais!Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, alguém me ajudaria em justificativa do projeto de TCC?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, alguém me ajudaria em justificativa do projeto de TCC?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite se eu fizer minha justificativa baseada mais ou menos no que vc escreveu e valido? vou escrever uma e te mando pra vc ver s esta dentro do contexto,desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  10. olha agradeço muito por essa imagem, pois estava totalmente perdida e ela esclareceu minhas duvidas.obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá Shirley!Muito obrigada, este conteúdo foi muito útil e ajudou-me bastante. Um grande abraço apartir de Angola(África)

    ResponderExcluir