25 setembro, 2010

Dedicatórias, Agradecimentos e Epígrafe

Olá, povo! Estou de volta, após um período em que eu estive prestes a desistir de postar algo, em vista do boicote de Mr. Gugôu com minha conta. Enfim, né? Estou com um tutorial bem legal sobre um site excelente para quem está fazendo TCC na área de saúde, mas não estou podendo inserir imagens na minha postagem. Estou ainda decidindo o que vou fazer, se páro de uma vez ou se crio uma nova conta, se mudo de provedor, sei lá. Vou aguardar a solução chegar até mim, estressar não adianta muito, com certeza :-S
Bom, hoje gostaria de falar com vocês rapidinho sobre uma situação com a qual as pessoas agem geralmente de duas formas: ou não dão a mínima ou ficam totalmente descontroladas, sem saber o que fazer: as Dedicatórias, Agradecimentos e Epígrafe.
Gente, são elementos OPCIONAIS, você coloca se quiser em seu trabalho. Mas eu acho que, em um Trabalho de Conclusão de Curso, que normalmente é bem trabalhoso e que é, sem dúvida, o trabalho de seu começo de vida acadêmica, é super válido dedicá-lo a alguém e agradecer àqueles que ajudaram a concretizá-lo. Então vamos por partes, começando com as Dedicatórias. DEDICATÓRIAS Eu sempre indico as pessoas que dediquem seu TCC à sua família, afinal de contas é a família quem nos dá vida, um mínimo de conforto e, claro, de educação. O que seria de nós sem nossa familia? A não ser, obviamente, se a pessoa é totalmente órfã e não teve este apio familiar em sua vida. Ainda assim, sempre tem alguém que se tornou importante, como uma familia mesmo. Dediquem ao seu pai, mãe, a uma avó ou avó, aos irmãos. São as pessoas mais importantes de nossas vidas, portanto elas merecem que demonstremos não apenas nossa gratidão, mas nosso amor, certo? AGRADECIMENTOS Acho que aqui é mais fácil: agradeça, antes de tudo, a Deus. E por favor,não agradeça À Deus (assim mesmo, com crase no A), porque a crase gerlamente se usa antes de elementos femininos, e Deus, que eu saiba, é homem dos bons (ainda que eu às vezes ache que um homem não daria conta do trabalhão que Deus tem conosco, humanos). Outra coisa: se vc decidir colocar agradecimentos, é uqase obrigatório que voce agradeça ao seu(ua) orientador(a), mesmo que ele(a) não tenha orientado em pindoia nenhuma, mesmo que muitas vezes ele tenha atrapalhado. É uma questão tanto de bom senso quanto de elegância, entendeu? Agradeça, ainda, a outros membros de sua familia: marido, esposa, filhos, um tio mais dedicado. Enfim, isso é você quem decide. Agradeça também a quem, de alguma forma, ajudou você em seu curso ou ainda com seu TCC: um colega do curso, um(a) amigo(a) querido(a). EPÍGRAFE Nesra parte tem gente que pira! E é algo tãããão simples! Na minha opinião, esta frase deve ter a ver ou com o seu curso, com a sua áresa (Direito, Saúde etc), com as dificuldades que você enfrentou nesta sua cruzada acadêmica. De repente você tava lá, danado debruçao em sua metodologia e leu uma frase qualquer. A princípio ela aparenemente não significou nada em sua vida, mas só pelo fato de ter feito comapanhia a você naquele momento estressante, ela passa a adquirir uma importância inequívoca. SOBRE A FORMATAÇÃO Gente, esses elementos são, como já disse antes, opcionais, e assim também é a sua formataçao. Só não vale colocar florizinhas, homem-aranha, a foto do Hugh Jackman ou da Angelina Jolie, né? Procure usar uma fonte elegante, normalmente em itálico e destacada através de recuos à direita. O resto é relaxar e... contiinuar seu TCC! :-D

4 comentários:

  1. Olá Shirlei, estou começando a levantar a bibliografia para o meu TCC, quero abordar os direitos dos réus presos com base na nova resolução para defensorias públicas. Focando o meu curso que é Serviço Social. Gostaria de uma orientação sua a respeito, vc cobra por esta orientação, qual o valor?

    Agradeço o retorno,

    meu Email: elisangelasocial@ymail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Também trabalho com TCC's e é impressionante a falta de comprometimento de grande parte dos acadêmicos com essa etapa tão importante do resto de suas vidas. Muita gente compra TCC como se tivessem comprando um livro. É claro que é trabalhoso, às vezes dá vontade de morrer, e de matar quem criou o tal do TCC, mas no final existe a satisfação de dizer pra todo mundo "eu mesmo que fiz".....rsrsrs. Bjo!

    ResponderExcluir
  3. ai SOCORRRRO estou apenas a 1 mes na facu e ainda não sei fazer um epigrafe muito menos um trabalho acadfemico sera que pode me ajudar/????

    ResponderExcluir